11 setembro 2013

I-Cord de Tricô com Lacinho

Ideia extraída da fanpage Novelândia e do blog Lilika Tricô.
Fotos e receitas originais: Squeky Swing e Cornflower Blue.

Para fazer o I-Cord ou Rabo de Gato

Já ouviu falar em "rabo de gato em tricô"? É o famoso I-Cord, utilizado para fazer acessórios para cabelos, cintos, alças de blusas e bolsas, enfeites em geral e até borda de peças tecidas em tricô.

O I-Cord é uma peça cilíndrica, como se fosse uma corda, um fio trançado.

O vídeo abaixo explica que é possível fazer I-Cord em ponto meia (o tradicional) e em ponto tricô, com agulhas de duas pontas (mais prático e rápido). Mas, como nem todo mundo tem estas agulhas, o vídeo ensina também como fazer o rabo de gato utilizando agulhas circulares e até mesmo as agulhas retas.

O vídeo é bem didático, mesmo que esteja em espanhol é fácil de acompanhar.

Observação: o número mínimo de pontos necessário para desenvolver o I-Cord é 3. Quanto maior o número de pontos, mais largo ele ficará.

Para fazer o Lacinho

Com o I-cord pronto, faça um quadradinho no ponto tricô (ou meia) com 10x15cm.

Com uma agulha de tapeçaria, passe um fio entre os pontos no meio do trabalho. Amarre o fio na marcação e dê várias voltas para formar o lacinho, como mostra a figura.

Prenda bem o lacinho no I-cord e pronto!

Veja como fica lindo!

Se você já tem bastante prática, experimente ousar mais nos tamanhos e tipos de pontos do lacinho. O da primeira foto abaixo, por exemplo, é pontinho arroz!

Comente com o Facebook: