09 outubro 2013

Quadradinho da Vovó (Granny Square)




O quadradinho da vovó é um dos trabalhos mais tradicionais do crochê. Tecido do meio para fora, não existe limites para o tamanho de um, porém é mais comum fazer vários quadradinhos, pequenos (chamados de motivos), com 5 carreiras  e juntá-los depois para formar uma manta, cobertor, bolsas, casacos e o que a sua imaginação permitir.




A moda do granny square atingiu o seu pico na década de 70 e com o passar do tempo ganhou novas receitas. Você pode usar uma única cor no seu trabalho ou ousar bastante na mistura das cores. Nesse caso, os restinhos de fios podem ser bem aproveitados!




























Confira o passo a passo: 

Base: Faça 5 Correntinhas (FIG.1) e feche com 1 Ponto Baixíssimo (FIG.2), formando um pequeno anel que será a base para a 1ª Carreira (carr).


1ª carreira: Essa carreira é composta de 4 bloquinhos de 3 pontos altos cada, intercalados com 2 correntinhas entre eles (FIG.6)



Comece com 3 correntinhas (que contarão como 1 ponto alto) + 2 Pontos Altos (pa).
Assim, formamos o 1º bloquinho de 3 Pontos Altos (pa).

Faça 2 Correntes (corr) + 3 Pontos Altos (pa), formando assim o 2º bloquinho de 3 Pontos Altos (pa).


Faça 2 Correntes (corr) + 3 Pontos Altos (pa), formando assim o 3º bloquinho de 3 Pontos Altos (pa).

Faça 2 Correntes (corr) + 3 Pontos Altos (pa), formando assim o 4º e último bloquinho de 3 Pontos Altos (pa)



2ª carreira: Caminhe com pontos baixíssimos até o próximo "buraquinho" e recomece o trabalho com 3 correntinhas + 2 pontos altos... Mas dessa vez, serão feitas 3 pontos altos + 2 correntinhas + 3 pontos altos em cada 1 dos 4 buraquinhos formados na primeira carreira.



3ª carreira:  continue com os 3 pontos altos + 2 correntinhas + 3 pontos altos nos buraquinhos dos cantos (não esqueça de começar com 3 correntinhas no lugar do ponto alto ao formar o primeiro bloco desta carreira). Nos espaços que se formaram entre as extremidades, durante a 2ª carreira, faça apenas 3 pontos altos.



É iniciante? Achou muito difícil? Tente assistir essas duas videoaulas, em português e em inglês.
Eu aprendi sozinha com o primeiro vídeo, pois ele foi feito pra quem ainda está aprendendo... Tive que desmanchar e começar de novo várias vezes, portanto, não desista! Boa sorte! ;)







Aqui você encontra outros modelos e trabalhos feitos com os quadradinhos da vovó! Inspire-se!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário