12 fevereiro 2014

Blusinha de tricô com acabamentos em crochê

Tamanho: 40

Materiais

• Linha Anne (500m) da Círculo, 1 novelo em cada uma das cores:
cru (8176), bege (7684) e marrom (7382)
• 1 par de agulhas de tricô nº 5,00 mm
• 1 agulha de crochê nº 2,00 mm

Pontos e abreviaturas

p. = ponto stitch (st)

t. = tricô knit
m. = meia stockinette stitch (st st)
corr. = correntinha chain stitch (ch)
p. bx. = ponto baixíssimo slip stitch (sl st)
p. b. = ponto baixo single crochet (sc)
p. a. = ponto alto double crochet (dc) 
p. a. d. = ponto alto duplo  double treble crochet (dtr)

ponto de barra 1/1 = diagrama 1

cordões de tricô = diagrama 2

leques em crochê = diagrama 3

trançado em crochê = diagrama 4

Execução

(frente e costas iguais)

Comece pela barra. Com 1 fio da linha cru e 1 fio linha bege juntos, monte 62 pontos na agulha de tricô e trabalhe no ponto de barra 1/1 (diagrama 1).

A 3 cm de comprimento, trabalhe os dois primeiros e os dois últimos pontos em cordões de tricô (diagrama 2)  e os 58 pontos centrais no ponto fantasia.

Ponto fantasia

1ª carreira: 5 tricô, *tire 1 ponto sem trabalhar e meia, 1 meia, 1 laçada, 1 meia, arremate o ponto sem fazer sobre o tricotado, 5 tricô, 2 tricô, coloque os pontos tricotados na outra agulha, coloque a linha atrás do trabalho, coloque os pontos de volta na agulha anterior; coloque a linha na frente do trabalho, 5 tricô*.
Repita de * a *, terminando a carreira com 1 ponto sem trabalhar em meia, 1 meia, 1 laçada, 1 meia, arremate o ponto sem fazer sobre o tricotado, 5 tricô.

2ª carreira e todas as pares: 5 meia, *3 tricô, 5 meia, 2 tricô, 5 meia*.
Repita de * a *, terminando a carreira em com 3 tricô, 5 meia.

3ª carreira: 5 tricô *3 meia, 5 tricô, 2 tricô, passe os pontos tricotados para a outra agulha, coloque a linha atrás do trabalho, coloque os pontos de volta na agulha anterior, coloque a linha na frente do trabalho, 5 tricô*. Repita de * a *, terminando a carreira com 3 meia, 5 tricô.

5ª carreira: voltar para a 1ª carreira.

A 34 cm de comprimento, para a formação das cavas, arremate nos dois lados, a cada 2 carreiras, 5 pontos 1 vez, 1 ponto 2 vezes. Trabalhe sempre os 4 pontos do lado da cava em cordões de tricô (diagrama 2). A 42 cm de comprimento, trabalhe os 22 pontos centrais em cordões de tricô. A 44 cm de comprimento, para formar o decote, arremate os 18 pontos centrais e conclua cada parte separadamente. Trabalhe sempre os 2 pontos do lado do decote em cordões de tricô. A 54 cm do comprimento, arremate todos os pontos. Trabalhe a outra parte da mesma maneira.

Montagem e Acabamento

Costure os ombros e as laterais.

Com a agulha de crochê e a linha marrom, trabalhe ao redor das cavas os leques de crochê.

Prenda a linha com 1 ponto baixíssimo na parte de cima da barra e trabalhe o trançado em crochê (diagrama 4) em carreiras circulares. Para a 1ª carreira faça 9 correntinhas, 1 ponto baixo laçando o 4º ponto de base. Para a 2ª carreira, na parte de baixo da barra da blusa. Trabalhe laçando a barra e a correntinha central da 1ª carreira. e pule 3 pontos de base antes do próximo ponto.

Com 2 fios juntos, faça um cordão de correntinhas com 130 cm de comprimento, arremate e passe-o ao redor da blusa em alinhavo, deixando as pontas centralizadas na frente para amarrar.

Criação e execução:
Nice Oliveira para a Revista Tricô (Linhas e Pontos Extra) nº 3

Comente com o Facebook: