22 agosto 2014

Confeccione um casaco de crochê inspirado na Chanel

Nessa impecável coleção original da Chanel, lançada para a primavera e verão de 2010, as peças são feitas em crochê, enquanto as aplicações em flores parecem ser de feltro.

Abaixo, uma receita inspirada no casaco dessa coleção, desenvolvida pela estilista Lili Biancardi para a revista Manequim. Dê um charme a mais em suas produções de meia-estação com essa linda peça saída das passarelas internacionais.

Tamanho: 38

Material

Linha Bella da Pingouin (novelo com 500 m)
  • 4 novelos na cor Creme (2219)
  • 1 novelo na cor Tomate (314)
  • 1 novelo Royal (512)
  • 1 novelo Naval (516)

5 botões de madrepérola creme
Agulha para crochê n° 2,5 e 3,5 mm
Agulha de costura para tapeçaria.

Pontos empregados

correntinha (corr.)   ch (chain)
ponto baixíssimo (p.bx.)    sl st (slip stitch)
ponto baixo (p.b.)    sc (simple crochet)
ponto alto (p.a.)    dc (double crochet)

Execução

Costas: com a agulha n° 2,5 mm e linha Bella Creme faça 40 cm de correntinhas e trabalhe o ponto do gráfico 2 por 42 cm, faça uma diminuição da repetição do gráfico dos dois lados para formar as cavas, continue trabalhando reto. Quando completar 60 cm arremate.

Frente: com a agulha n° 2,5 mm faça 20 cm de correntinhas e trabalhe o ponto do diagrama 2 por 42 cm, faça uma diminuição da repetição do gráfico de um lado para formar a cava, continue trabalhando reto. A 48 cm diminua 2 repetições do gráfico no lado oposto ao da cava para formar o decote, continue trabalhando reto até alcançar 60 cm e arremate. Faça o mesmo para o outro lado da frente alterando a cava e o decote.

Mangas: com a agulha n° 2,5 mm faça 22 cm de correntinhas e feche em círculo, trabalhe o ponto do diagrama 2 por 33 cm, troque para a agulha n° 3,5 mm, trabalhe até completar 52 cm e arremate.

Montagem e Acabamento

Com a agulha para tapeçaria costure as laterais deixando 15 cm do início sem costurar. Costure os ombros e as mangas nas cavas.

Com a agulha n° 2,5 mm contorne com pontos baixos as frentes, fenda lateral e costas. Faça 5 carreiras de ponto baixo e em um lado faça casas de botão, arremate.

Sobre o decote trabalhe duas carreiras de ponto alto e depois trabalhe o ponto do diagrama 3 para o acabamento. Sobre os punhos trabalhe o ponto do diagrama 3 e arremate.

Aplicações: seguindo o diagrama 1 faça flores nas cores Tomate e Royal e pregue com a agulha de costura uma ao lado da outra sob o casaco todo. Pregue somente o miolo, deixe as pétalas soltas. Com a linha Bella Naval e agulha para costura faça pontos largos imitando bordado em volta das flores. Use sua imaginação na hora de aplicar as flores.

Comente com o Facebook: